Como criar um arquivo HTML

Basicamente, um website é formado por arquivos HTML. Isso quer dizer que cada página de um site, normalmente, é um arquivo HTML. Ou seja, a página INICIAL do site é um arquivo HTML, e, quando você clica em um link do menu, digamos, no link contato, você é redirecionado para outra página que, na verdade, é um outro arquivo HTML. Em outras palavras, para um site ter 5 páginas, é necessário criar 5 arquivos HTML.

Como criar um arquivo HTML?

É muito simples. Você pode criar um arquivo HTML usando o bloco de notas do Windows ou o TextEdit do MAC. Veja o passo a passo:

  1. Abra o bloco de notas e clique no menu superior “Arquivo”.
  2. No menu “Arquivo”, clique na opção “Salvar Como”.
  3. Salve seu arquivo com a extensão .html . Por exemplo: nomedoarquivo.html

Você pode dar qualquer nome para o seu arquivo, no entanto ele deve conter no final a extensão .html . A exceção dessa regra é a página inicial do site, que deve ser nomeada como index.html para que o servidor identifique que este é o arquivo da página inicial. Em português index significa índice, ou sumário, pois normalmente na página inicial temos os links para as páginas internas. É por onde começamos a navegação pelas páginas.

Apesar de podermos utilizar editores de texto simples como os citados acima, temos à disposição diversos outros softwares editores de código, alguns mais simples e outros mais completos com diversas funções mais avançadas. Segue uma lista de alguns desses editores de código HTML com link para página de download de cada um deles.

Como abrir um arquivo HTML?

Agora que você já sabe como criar um arquivo HTML, precisa entender que esse tipo de arquivo é lido e interpretado por programas ou aplicações chamadas de navegadores.

Editores de HTML