Lista de Elementos / TAG’s HTML

A linguagem HTML possui inúmeros elementos para que você possa estruturar visualmente seu site.

Alguns desses elementos podemos chamar de semânticos semânticos e outros apenas cumprem um papel técnico dentro do código.

Vamos ver à seguir uma lista com todas as tag’s HTML explicadas e organizadas em ordem alfabética.

<!-- Seu comentário vai aqui -->

Tag de Comentários HTML: muitas linguagens de marcação, estilo ou programação, possuem um comando que permite que se faça comentários dentro do código, sem que o mesmo seja renderizado no navegador ou outra plataforma de renderização.


<!DOCTYPE html>

Declaração DocType: Na verdade, a declaração DocType não é uma tag HTML, mas sim um comando que diz para o navegador qual a versão do HTML está sendo usada. No caso acima, estamos declarando o uso da versão 5 do HTML. Este comando deve ser o primeiro código do seu arquivo HTML.


<a href="http://edutoria.com.br"> Aqui vai o texto do seu link </a>

Link: Este é o elemento usado para criar um link para outra página ou arquivo. A letra a usada nessa tag vem de anchor, ou âncora em português. Quer dizer que ao usá-la você estará ancorando o conteúdo dentro dela com outra página ou arquivo. O atributo href indica qual é a página ou arquivo linkado, neste caso o site http://edutoria.com.br


<abbr title="Supremo Tribunal Federal">STF</abbr>

Abreviação: Este elemento é utilizado para indicar ao navegador que o texto trata-se de uma abrevição. No exemplo acima estamos dizendo ao navegador que STF é uma abreviação e que significa Supremo Tribunal Federal. Usamos o atributo title para definir a abreviação. É um elemento semântico e que ajuda tanto os navegadores quanto os robôs dos mecanismos de busca a entenderem melhor nosso código.


<address>Rua do Brasil, 500, São Paulo/SP - CEP: 500050-050</address>

Endereço: Como o próprio nome indica (address é endereço em português), esta tag é utilizada para incluirmos um endereço geográfico.


<area />

Área: Esta tag é utilizada como elemento filho da tag map. Serve para mapear parte de uma imagem como link. Imagine que você tem uma imagem na qual aparece uma maçã e um abacaxi. Com esta tag você pode mapear a área da imagem onde aparece a maçã e transformar essa área em um link para uma página, e fazer a mesma coisa com a parte da imagem em que aparece o abacaxi. Ou seja, é possível mapear áreas uma ou mais áreas em uma mesma imagem com links diferentes em cada parte dessa imagem.


<article> <article/>

Artigo/Article: Este elemento é utilizado para o conteúdo de um artigo, como o conteúdo de um post, de uma notícia, de um comentário. Normalmente é usado como elemento filho (dentro) do elemento section.


<aside> <aside/>

Lateral/Aside: Normalmente os sites possuem uma área central onde aparece o conteúdo principal e uma coluna lateral onde comumente aparecem menus ou conteúdos relacionados. Este conteúdo da lateral deve estar inserido dentro do elemento aside. Esta é uma Tag semântica que diz aos navegadores que esta área trata-se de um conteúdo da lateral.

 

 

 

 

» Como criar arquivos HTML