Tag’s HTML

Vamos entender na sequência o que são Tag’s HTML e qual a função delas.

Na página “Como criar um arquivo HTML” vimos que quando abrimos um arquivo HTML no navegador, este nos apresenta o conteúdo inserido dentro deste arquivo. O que o navegador faz é ler o código que está escrito dentro do arquivo HTML, interpretar esse conteúdo e renderizar (mostrar o resultado visualmente) o resultado dessa interpretação na tela. Quando se trata apenas de texto, o navegador vai simplesmente renderizar o mesmo texto na tela. Porém, em um arquivo HTML podemos passar ao navegador alguns comandos para que ele faça modificações visuais no conteúdo que colocamos lá. À estes comandos damos o nome de TAG’s.

Quando queremos passar um comando ao programa que vai interpretador o HTML (no caso, o navegador), escrevemos o nome do elemento HTML dentro dos sinais de menor (<) e maior (>). Em outras palavras, teremos uma tag quando colocarmos o nome de um comando HTML dentro desses sinais. Veja o exemplo a seguir:

<h1>texto</h1>

No código acima estamos pedindo que o navegador interprete um texto como se fosse um título. Isso fará que o texto fique em negrito e maior, assim como são os títulos. Repare que estamos utilizando duas TAG’s, uma antes e uma após o texto. Normalmente utilizamos as TAG’s em pares, como no exemplo acima. A primeira TAG chamamos de TAG de abertura. A TAG de abertura é a TAG que liga o comendo. A partir dela o comando começa a funcionar e só pára quando escrevemos a TAG de encerramento. Note que indicamos a TAG de encerramento com uma barra (/) após o sinal de menor (<), assim </comando>. Em outras palavras, a TAG de encerramento desliga o comando, fazendo com que ele pare de funcionar. Se no caso acima não tivéssemos colocado a TAG de encerramento, todo o texto que viesse depois seria considerado pelo navegador como um título.